Vejamos: uma Mãe passou fisicamente por um parto - mais ou menos difícil - que terá conduzido a uma exaustão natural e levado a ansiedade do Papá ao limite. Seja primeiro, segundo, terceiro ou quarto filho (e por aí em diante), é o momento em que mãe, pai e bebé se estão a conhecer, a habituar e a contemplar.
A recém Mãe vai provavelmente querer amamentar em livre demanda, e ter as maminhas à mostra do povo ou estar a deixar de dar de mamar sossegada por ter 50 familiares e amigos no quarto não deverá ser opção.
Cabe ao Pai, muitas vezes, a difícil tarefa de encarnar um real cão de guarda (de raça muitíssimo perigosa), ao mesmo tempo que desenvolve uma excelente capacidade de secretariado e agendamento - tanto no hospital como em casa.
É difícil para os familiares entenderem esta necessidade de resguardo, mas é mais difícil para quem tem uma pilha de hormonas aos saltos em trampolim olímpico. Fazer sala não deve ser uma obrigação!
Existem regras básicas e deixo aqui umas dez:
1. Não aparecer na maternidade ou em casa sem serem convidados. Em caso de convite, as visitas devem ser curtas a não ser que sejam os pais a pedir para ficarem mais tempo.
2. Evitar comentários negativos sobre a aparência da mãe ou palpites mil sobre o bebé, a pega da mama, se é igual ou pai ou à mãe ou ao padeiro, se é magro ou gordo, se a mãe está pálida ou amarela e sobretudo, não referir o peso ou a barriga. A sério, já é traumatizante o suficiente e existem espelhos e capacidade autocrítica! Palpites que fiquem para o Euromilhões!
3. NUNCA mas NUNCA visitar doente, nem que seja só de pingo no nariz, mesmo que seja para ficar a um metro do bebé.
4. Não ir com filhos pequenos visitar os bebés. Confusão a mais.
5. Regra de higiene básica - passar desinfectante nas mãos, mesmo sem mexer no bebé. Não esperem que sejam os pais a relembrar esta regra básica!
6. Nem pensar em fumar antes, durante, à janela, em lado nenhum. Nem fumar nem ir carregado de perfume.
7. Não oferecer flores naturais, não só podem fazer alegria ao bebé e à mãe (eu por exemplo sou alérgica a algumas), como podem vir com algum bicho que não fará mal nenhum a um bebé mais velho, mas recordo que é um recém nascido.
8. O bebé é dos pais, não das visitas. Nem sequer se deve sugerir pegar ao colo, a não ser que sejam os pais a sugerir.
9. Não respeitar o sono do bebé. Sim, há quem peça para acordar o bebé por mais inacreditável que pareça. Dá vontade de comentar "se lhe aparecer em casa às três da manhã e lhe der uma marretada com força na cabeça para acordar, parece bem?" Mães, controlem as hormonas. Mas seria uma frase merecida.
10. NÃO DAR BEIJOS ao bebé. Nem perto. Deixei para último para reforçar, NÃO DAR BEIJOS. Independentemente se têm 20 ou 90 anos. Ninguém pode e deve dar beijos a bebés. Não é brincadeira, é pôr em risco um ser humano.
Pais, não tenham vergonha de pedir para estarem sossegados. Aproveitem as redes sociais para irem dando notícias e enviando fotografias!
Convidados (em casa) - em vez de flores, porque não levar compras de supermercado ou comida feita em porções para os recém pais? Ideias para ajudar é o que se quer.
E sejam felizes!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentário ou sugestão!