segunda-feira, 26 de junho de 2017

À hora de deitar

Hoje o post vem tardio, mas de propósito!

Por aqui temos uma certa rotina na hora de ir dormir, que envolve arrumar a casa - sim sim, eu escravizo os pequenos, desde arrumar os brinquedos com que estiveram a brincar, até colocar a roupa suja do dia no respectivo cesto para lavar. 

Mãe tirana. As Mães são seres hediondos que forçam as crianças a trabalhos infindáveis para os quais não estão preparados (e sim, a adolescente da casa claramente fita-me com farpas a sair dos seus grandes olhos castanhos, por baixo da nova franja, enquanto jura a si mesma que, quando for Mãe, jamais irá submeter os seus filhos a tamanha vilania - mas, pensando bem, já não teremos tido todos esta fase?)

Os mais pequenos não reclamam! Tarefas e rotinas soam a brincadeira, embora o V. - que leva sempre tudo ao extremo no auge dos seus 21 meses - demonstre já uma certa obsessão com a faxina da casa, sobretudo a que envolve um balde, uma esfregona, uma pá e uma vassoura. Por vezes tudo ao mesmo tempo. 

Segue-se lavagem de dentes, durante a qual inevitavelmente o L. e a C. acabam por entrar em disputa sobre quem fica à frente do espelho, o pequeno foge com a pasta de dentes, muda-se fralda, a adolescente foge rapidamente para o interior do seu espaço sagrado - o quarto), apanha-se o bebé que já fugiu para a sala, o L. vai pela enésima vez fazer xixi, apanha-se mais uma vez o bebé, desta feita já de esfregona na mão (o chão agradece) e - por fim - um no berço e outro na cama - está na hora da história!

Todos os dias sento-me entre as camas e lemos uma história (ou duas quando são mais rápidas).

Gosto que adormeçam com a imaginação a fervilhar, com pensamentos bons, com o sossego de um conto... Sob o olhar atento de um tigre (chamado Tó Vicente), um elefante (chamado Artur) e um urso (chamado Gerardo) - figuras a apresentar noutro post!

 

E vitória vitória acabou-se a história... com pózinhos de pirilimpimpim a nossa história chegou ao fim!

Grinalda de luzes

Tigre (mas Tó Vicente só há um!)




Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário ou sugestão!