quarta-feira, 28 de junho de 2017

Baby Led Weaning

Continuando o tema da alimentação, apesar de cá em casa já tudo ter passado a fase de introdução de alimentos (embora eu diria que a introdução de alimentos per se é algo que ocorre de forma frequente ao longo do dia!), não deixa de ser importante falar da passagem da alimentação líquida (mama ou biberão) para a sólida.






A alimentação preferencial de um bebé é, e sempre será, o leite materno da Mãe - e sou apologista que o bebé deva ser amamentado o máximo de tempo possível, desde que existam condições para tal e o bebé assim o queira. Caso não seja possível (eu que o diga), felizmente a Ciência já nos trouxe leites de formula que satisfazem o apetite e necessidades dos nossos pequenos (cá em casa, todos foram alimentados com NAN 1 Confort).


Tendencialmente, os pediatras recomendam a introdução da alimentação complementar por volta do 6º mês. Sou da opinião que tem de existir uma forte confiança no pediatra que segue os nossos filhos, e que deveremos seguir sempre as recomendações dos especialistas. Eu sou sempre bem mandada (mas informada!)


Quando o bebé inicia a alimentação complementar existem duas opções: preparar as papas e sopas seguindo as indicações pediátricas de ordem de introdução de alimentos, ou experimentar o baby led weaning (“desmame conduzido pelo bebé”) que é cada vez mais popular.
 
O que é o Baby led weaning? Inventam cada palavrão.... Invarialvelmente faz-me lembrar um bebé a comer uma lâmpada LED, mas isto será deformação profissional.
 
Adiante.
 
O baby led weaning, é um método que se tornou muito popular através do livro que leva o mesmo nome “Baby-led-Weaning“ de Gill Rapley e aparece como uma alternativa ao que estamos habituados (ou estávamos). O que propõe é prescindir da etapa das papas, sopas e da tabela de composição de alimentos e, em vez disso, começar a oferecer ao bebé pequenos pedaços de alimentos para que meta na boca e aprenda a comer sozinho. Esta prática é recomendada a partir dos seis meses, idade em que a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda começar a alternar a amamentação com a introdução de alimentos sólidos. Baseia-se na teoria que comer tudo passado é anti natural e que não permite a adaptação a diferentes texturas e sabores, já que vão todos misturados.


Tem várias vantagens:
 
  • Desenvolvimento da motricidade e dos sentidos, pelo toque e pela prórpia brincadeira que pode envolver.
  • A família pode estar a jantar, ao mesmo tempo que o bebé vai explorando e comendo ao seu ritmo.
  • O bebé aprende a comer naturalmente.
  • Possibilita infinitas sessões de riso e magníficas fotografias de caos em tempo real!

Assim de repente parece fantástico, mas tem também algumas desvantagens:
 
  • Deve ter-se atenção para que o bebé não se engasgue (evitar praticar BLW perto de sogras, avós, bisavós ou tias avós, pode dar azo a sermões infindáveis sobre como tratar um bebé, considerar uma majoração de 99% de sermões para as Mães de primeira viagem)
  • A sujidade. A capacidade de criar um verdaeiro campo de batalha num raio de 2 metros do bebé é real, não se iludam. Se existirem paredes nas proximidades, preparar a esponja. Esqueçam a ideia de revestir tudo de antemão (poderia ser a desvantagem número 3), eles conseguem sempre atirar para o único milímetro que esteja a descoberto.
  • Não é recomendado para bebés que tenham intolerâncias ou alergias alimentares e os alimentos devem ser sempre dados em pouca quantidade e um de cada vez - precisamente para dissipar esta questão.
  • Bebés cabeludos = comida enfiada até por trás da orelha. Recomenda-se banho (depois de comer?! Cruzes credo)


Cá em casa seguiu-se o chamado mix. Papas e sopas caseiras (sempre) intercaladas com experiências com BLW. Felizmente nunca tive problemas com nenhum dos 3, sempre comeram bem.


Contudo, antes de iniciarem BLW ou se tiverem dúvidas sobre alimentação, devem falar SEMPRE com o pediatra. Muitos não falam em BLW logo à partida, mas a iniciativa de falar sobre estes e outros temas pode e deve partir sempre dos papás.


Boas limpezas!!



O L. era mínimo!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário ou sugestão!