quinta-feira, 13 de julho de 2017

A fuga ao trigo

Confesso que a imposição de comer saudavelmente e como deve ser cá em casa, acabou por despertar o ratatui cozinheiro que existe em mim.



Posto isto, o meu pecado ERA o pão. Pão de qualquer forma e feitio. Sim, facilmente seguia a lógica do prisioneiro de pão e água. 

Mas o pão já está retirada há meses da minha alimentação. Maaaaaaaaaas de quando em vez, lá tento matar o bichinho da memória com recursos alternativos. E o bicho morre. Durante mais duas semanas pelo menos. 

Só me falta uma receita de pão do blog Tempero da Argas... mas até tenho medo de a fazer sob pena de ficar eternamente viciada!! E depois lá se vão os meus ovos mexidos de pequeno almoço...


Resumindo e baralhando, apeteceu-me experimentar fazer uma espécie de pão Naan (algo que me fazia salivar só com o mero pensamento e que fazia os miúdos lutarem uns com os outros para ver quem comia mais...). 

Não é o real Naan mas é óptimo, e com um molho de ervas e iogurte natural, uma manteiga derretida ou molho de tikka massala fica óptimo. 



Receita:

1/2 chávena de farinha de amêndoa 
1/2 chávena de tapioca
1 chávena de leite de côco (Origens Bio)
Sal

Misturar tudo (sugiro acrescentar ou queijo ou ervas ou alho) e levar a uma frigideira anti aderente. É preciso ter alguma paciência, não cozinha tão rápido como uma panqueca por exemplo. Só virar quando estiver cozinhada por cima.

Já o comi frio, mas quente deve ser melhor ainda.

Ficou guardado para amanhã ao pequeno almoço, com espinafres e ovo estrelado.



Espero que gostem! (Ou melhorem até!)

Aditamentos: aqueci um no forno agora para o pequeno-almoço (fica estaladiço nas bordas e macio por dentro) e comi com uma fatia de queijo gouda, espinafres e cenoura salteados e ovo mexido. Delicia!



4 comentários:

  1. Quando fala em tapioca é a granulada ou outra?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a outra Cristina, se experimentar depois diga se gostou!

      Eliminar
    2. Pois, é cá uma confusão com as mandiocas e tapiocas :( Eu só conheço a tapioca hidratada(tapiofit)e a fécula (pérolas) ou sagu pérolas maiores.
      Depois conheço fubá de mandioca, farinha de mandioca (farinha de pau) e amido de mandioca (polvilho doce ou azedo. Posto isto, não sei qual é (LOL).
      Ah, e experimente o pão da Argas, eu faço tipo pão de forma e congelo e de vez em quando mato saudades ;)

      Eliminar
  2. Cristina, eu tenho usado esta, espero que seja útil!

    https://www.jumbo.pt/Frontoffice/mercearia_salgada/cozinha_internacional/cozinha_sul_americana/tapiocadaterrinhahidratada_branco500_g/2227750/Auchan_Amadora?sid=7369f1ab-d5bd-449d-a94a-aed107d83ba0_0

    ResponderEliminar

Comentário ou sugestão!