sexta-feira, 14 de julho de 2017

Os bebés e a pele atópica

A propósito de uma conversa matinal na creche sobre o tema, deixo aqui um alerta para as futuras mamãs. A pele atópica.

Quando o V. nasceu, além de ruivo de olhos azuis (a quem saía esta criança?! Antes que pensem no padeiro, informo que não pode ser, não como pão...), nasceu com o corpo todo marcado como se tivesse passado nove meses a coçar-se dentro da minha barriga com unhas afiadas. Inclusivamente, tinha feridas complicadas entre os dedos dos pés e em várias dobras do corpo. E isto eu nunca tinha visto!



Disseram-me logo, "Mãe, este menino tem pele atópica, depois peça opinião ao seu pediatra."

Manchas vermelhas na cara e no pescoço, manchas no couro cabeludo, na barriga, nas pernas. Comichão, secura extrema, escoriações, desconforto. Se o bebé apresenta estes sinais poderá sofrer de pele atópica.


O QUE É A PELE ATÓPICA?

Também designada por eczema atópico ou dermatite atópica, a pele atópica é uma pele extremamente sensível que, ao contrário da pele normal, reage de modo excessivo ao contacto com fatores externos, causando reações alérgicas, comichão e descamação.

SINTOMAS?

Durante as crises, a pele dá comichão, humedece, inflama e forma crostas.
Os primeiros sinais da dermatite atópica surgem, geralmente, entre o 3º e o 6º mês de idade - manchas vermelhas no couro cabeludo, cara, pescoço, barriguita e pernas...
As crises começam com uma simples vermelhidão acompanhada de comichão. Frequentemente vejo o V. a levantar a t-shirt e a coçar-se.
As crises são intercaladas por fases de remissão pelo que a hidratação da pele deve ser feita todos os santos dias e não apenas durante as crises. Tipicamente, piora durante os meses de inverno, embora eu tenha tido uma má experiência já este verão.
CAUSAS?
Muitas vezes existe um antecedente familiar de asma, febre dos fenos, eczema, psoríase ou outros problemas relacionados com as alergias.
A reação excessiva do sistema imunitário face às agressões externas provoca a inflamação da pele, naturalmente hipersensível, dando origem à comichão, pele muito seca e ao intenso desconforto.
A exposição a fatores ambientais irritantes como a poluição ambiental, o tabagismo passivo, o ambiente sobreaquecido, a exposição prolongada à água, também pode piorar e agravar os sintomas.
A comichão e o desconforto intensos podem provocar alterações no sono, aumentar a irritabilidade e influenciar o humor... noites mal dormidas podem estar relacionadas com o mal estar!

CUIDADOS?

Antes de mais, falar com o pediatra.
Sendo a pele atópica uma pele muito sensível e seca, o objetivo dos cuidados passa por diminuir a inflamação e hidratar frequente e intensivamente a pele.
Dar banhos rápidos, com água tépida a (33-34 ºC) e de curta duração (5 a 10 minutos) - tenho ouvido excelentes relatos de melhorias na pele de bebés cujo chuveiro passou para um chuveiro ecológico, como este:
(Confesso que ainda não mudei, mas está na minha lista de prioridades).

Usar um produto de limpeza sem sabão - cá em casa é o Oleoban:


Usar uma toalha macia, secando a pele com pequenos toques, sem esfregar a pele com a toalha, secando muito bem as pregas;


Aplicar o creme logo de seguida com a pele ainda húmida e com uma massagem suave;


Utilizar um gel de limpeza neutro, sem sabão nem perfume;


Não usar luvas ou esponjas de banho para evitar a fricção da pele;


Usar roupa de algodão, incluíndo a da cama, pois facilita a transpiração;


Não vestir roupa demasiado justa e tecidos de fibras sintéticas (mais irritantes) junto à pele, especialmente, pés, rosto e pescoço;


Evitar ambientes muito aquecidos e o ar condicionado;


Evitar ambientes irritativos, com pó (ácaros), fumo, pelos de animais, etc.;


Hidratar a pele com cremes hidratantes ou emolientes que respeitem o equilíbrio fisiológico da pele, várias vezes ao dia massajando cuidadosamente a pele;


Manter as unhas do bebé curtas para prevenir arranhões na pele em caso de comichão;


Não agasalhar excessivamente o bebé, especialmente durante a noite - as avós vão reclamar 


Manter a casa arejada, tanto no verão como no inverno;


Na lavagem da roupa, evitar o uso de amaciadores e de lixívia pois podem ser irritantes para a pele.

Cá em casa utilizo muito a marca A-Derma, funciona bem com o V. (nem todos os bebés reagem da mesma forma... é muitas vezes tentativa e erro até encontrar o creme certo).


Para o sol, temos usado a versão solar 50+ para pele atópica.

Como comentei em cima, infelizmente no outro dia falhou-me colocar creme protector 50+ atrás da orelha (mesmo no local em que a orelha une à cabeça). Passado um dia, tinha esse local em carne viva (literalmente), com péssimo aspecto e tive de ir ao pediatra em SOS... E já implicou utilizar uma pomada própria para cicatrizar e curar tudo.


Todo o cuidado é pouco, e este meu caçula saiu com todas as maleitas que os mais velhos não tiveram!


Espero que seja útil!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário ou sugestão!