quarta-feira, 19 de julho de 2017

Mercado em casa

Se há coisa que me chateia, é ver os meus filhos a comerem coisas que me fazem torcer o nariz (por exemplo, bolachas Maria). 

Para evitar os snacks processados, envio frequentemente alguns miminhos (frutos secos, bolachas, muffins...). Ontem enviei biscoitos de amêndoa com pepitas de cacau.



Receita:

2 chávenas de farinha de amêndoa
Meia cs fermento
3 cs mel
1 cs manteiga de amêndoa 
1 cs baunilha 
Meia chávena pepitas cacau
2 cs óleo de côco (ou manteiga, conforme preferirem - manteiga dos açores por favor!)
1 ovo
Pitada de sal


Misturar tudo e levar ao forno sobre uma folha de papel vegetal, 180º uns dez minutos (até ficarem dourados). Deixar arrefecer. Com um chá são óptimos!



Em conversa com colegas de trabalho, comentei que hoje de manhã - antes de sair de casa - tinha feito um bolo de amêndoa.

Perante os ares surpreendidos como se eu fosse um bicho raro do jardim zoológico ou, quiça, alguma alien que parou neste mundo, parei para reflectir em factos que me ajudam a ser muito rápida e eficaz na cozinha.

Fora o saber as receitas (ou melhor, ir inventando com o que tenho...), há um factor chave para se ser rápido, limpo, organizado e eficaz numa cozinha: a arrumação.

Sim, tenho uma severa panca de arrumação. Possivelmente, quando nasci, levei logo com um martelo de arrumação na cabeça. Tudo tem o seu lugar, ninguém vai para a cama sem arrumar, não se sai de casa sem ter tudo no sítio - sabemos como saímos de casa, mas nunca sabemos como e com quem podemos voltar!! 

Voltando à cozinha, tenho uma peça de arrumação que é essencial. Posso mesmo chamar-lhe o coração da minha cozinha. O meu mini mercado!



A rapidez com que voa a comida daqui é comparável à de um Bugatti. Além de visualmente ser muito engraçado, serve como projecto educativo. O V. só sabe dizer banana e tudo é banana, mas se lhe pedir uma cebola roxa, vai lá directo!



Quinoas, sementes, flocos, cápsulas Nespresso, também está tudo no seu sítio.





Se sou paranóica com a arrumação? Sou sim. Mas não tenho dúvidas que e meio caminho andado para ganhar tempo na cozinha, sobretudo para quem passa mais tempo a cozinhar que sentada no sofá a ver séries! (Deveria ficar infeliz com isto?)

O melhor é que a organização permite que os miúdos possam intervir também, ficam já ensinados desde pequenos...! E haverá melhor ajuda que a dos nossos filhos?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentário ou sugestão!